Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

JOGO DOS BONECOS

    Descrição: Procure os bonecos testando a sua memória
    Ajuda no aprendizado infantil, estimulando o raciocinio lógico e a capacidade de memorização no cérebro da criança . Esse jogo é saudável para a mente da criança  e colabora para um pleno desenvolvimento. Estimula que a criança fique atenta aos desenhos para saber suas posições.
   Contribui para que desde cedo a criança tenha entendimento de regras  de uma forma lúdica e divertida.

 Link:  http://clientes.netvisao.pt/mcharrao/jogoseducativos/

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A música e o desenvolvimento afetivo

   Um outro campo de desenvolvimento é o que lida com a afetividade humana. Muitas vezes menosprezado por nossa sociedade tecnicista, é nele que os efeitos da prática musical se mostram mais claros, independendo de pesquisas e experimentos. Todos nós que lidamos com crianças percebemos isso. O que tem mudado é que agora estes efeitos têm sido estudados cientificamente também.
            Em pesquisa realizada na Universidade de Toronto, Sandra Trehub (apud CAVALCANTE, 2004) comprovou algo que muitos pais e educadores já imaginavam: os bebês tendem a permanecer mais calmos quando expostos a uma melodia serena e, dependendo da aceleração do andamento da música, ficam mais alertas.
            Nossas avós também já sabiam que colocar um bebê do lado esquerdo, junto ao peito, o deixa mais calmo. A explicação científica é que nessa posição ele sente as batidas do coração de quem o está segurando, o que remete ao que ele ouvia ainda no útero, isto é, o coração da mãe. Além disso, a eficácia das canções de ninar é prova de que música e afeto se unem em uma mágica alquimia para a criança. Muitas vezes, mesmo já adultos, nossas melhores lembranças de situação de acolhimento e carinho dizem respeito às nossas memórias musicais. Já presenciamos vivências em grupos de professores que, a princípio, não apresentavam memórias de sua primeira infância. Ao ouvirem certos acalantos, contudo, emocionaram-se e passaram a relatar situações acontecidas há muito tempo, depois confirmadas por suas mães.
            Por todas essas razões, a linguagem musical tem sido apontada como uma das áreas de conhecimentos mais importantes a serem trabalhadas na Educação Infantil, ao lado da linguagem oral e escrita, do movimento, das artes visuais, da matemática e das ciências humanas e naturais. Em países com mais tradição que o Brasil no campo da educação da criança pequena, a música recebe destaque nos currículos, como é o caso do Japão e dos países nórdicos. Nesses países, o educador tem, na sua graduação profissional, um espaço considerável dedicado à sua formação musical, inclusive com a prática de um instrumento, além do aprendizado de um grande número de canções. Este é, por sinal, um grande entrave para nós: o espaço destinado à música em grande parte dos currículos de formação de professores é ainda incipiente, quando existe. É preciso investir significativamente na formação estética (e musical, particularmente) de nossos professores, se realmente quisermos obter melhores resultados na educação básica.
           

" A MÚSICA É O SILÊNCIO EM MOVIMENTO."

 

MENSAGEM AO DIA DO PROFESSOR

      Eu me lembro de você, PROFESSOR, eu me lembro e muito. A sua paciência, o seu amor multiplicado por quarenta,na doação sem limites, sem restrições. Mas eu não via, não sentia essas malhas de carinho que me envolviam, que me tocavam e se transformavam em luz. Eu recebia, mas não reconhecia você plantou uma semente dentro de mim, que agora eu sinto, germinou, cresceu, virou botão e floresceu. Mas só agora, quando a distância de você se conta em anos de vida, eu parei para pensar e a sua figura cresceu dentro de mim. Parece até que eu voltei a ouvir a sua voz e senti a sua presença em tudo que fiz, em tudo que vivi. Você foi o pegureiro das minhas ações, das minhas determinações. Foi sua voz que me levantou nas horas difíceis, que me deu novas forcas, que mostrou que cada dia é uma nova renovação... Feliz dia do professor!!!

*PEGUREIRO- PASTOR.



FONTE: http://www.mensagenscomamor.com/oracao_mensagem_frases_dia_do_professor.htm
  imagem: http://profanandaschultz.blogspot.com/2010/10/feliz-dia-dos-professores.html

Professores


      Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, de educar as . Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.


"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."
                                                                                                                               Winston Churchill




FONTE: http://www.mensagenscomamor.com/frases_para_professores_e_Professoras.htm

Só TV? não!


    IR PRA RUA PRA JOGAR AMARELINHA-NHA-NHA!
    JOGAR BOLA NA JANELA DA VIZINHA-NHA
    CORRER, PULAR, BRINCAR
    É UMA CURTIÇÃO!
    MELHOR QUE VER TELEVISÃO !!! TAN TAN :)

A importância da música na educação infantil

     A música se caracteriza por incentivar, além de seu carater libertador e criativo , ela ajuda no aprendizado e no desenvolvimento da criança se tornando essencial nos primeiros anos de vida da criança da Pré-escola.
      Desde pequenos convivemos com ela na hora de rezar, de lanchar, de ouvir uma história, a música ajuda para que a criança preste mais atenção.
      A música além de uma fonte de expressão é uma fonte de idéias, uma fonte de pensamento, um conjunto de emoções e uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. Normalmente, os órgãos responsáveis pela audição começam a se desenvolver no período de gestação e somente por volta dos onze anos de idade é que o sistema funcional auditivo fica completamente maduro, por isso a estimulação auditiva na infância tem papel fundamental. Sabe-se que os bebês reagem a sons dentro do útero materno e que a música, desde que apropriadamente escolhida, pode acalmar os recém-nascidos.
      É importante não apenas a música tocada através de um aparelho, mas também o contato estabelecido entre a mãe e o bebê. Assim, cantar, murmurar ou assobiar fornecem elementos sonoros e também afetivos, através da intensidade do som, inflexão da voz, contato de olho, entonação e contato corporal, que serão extremamente  importantes para o desenvolvimento do bebê no sentido auditivo, lingüístico, emocional e cognitivo.
        A música vai além do que conseguimos ouvir. Quando inserida na rotina das crianças e dos adolescentes, as canções contribuem para o desenvolvimento neurológico, afetivo e motor da criança. Ela colabora também para a memorização do vocabulário, a criança se sente estimulada para aprender o significado e pronunciar novas palavras.
       Ouvir música não é uma ativadade para ser forçada e sim ser feita com prazer.