Powered By Blogger

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A importância da música na educação infantil

     A música se caracteriza por incentivar, além de seu carater libertador e criativo , ela ajuda no aprendizado e no desenvolvimento da criança se tornando essencial nos primeiros anos de vida da criança da Pré-escola.
      Desde pequenos convivemos com ela na hora de rezar, de lanchar, de ouvir uma história, a música ajuda para que a criança preste mais atenção.
      A música além de uma fonte de expressão é uma fonte de idéias, uma fonte de pensamento, um conjunto de emoções e uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. Normalmente, os órgãos responsáveis pela audição começam a se desenvolver no período de gestação e somente por volta dos onze anos de idade é que o sistema funcional auditivo fica completamente maduro, por isso a estimulação auditiva na infância tem papel fundamental. Sabe-se que os bebês reagem a sons dentro do útero materno e que a música, desde que apropriadamente escolhida, pode acalmar os recém-nascidos.
      É importante não apenas a música tocada através de um aparelho, mas também o contato estabelecido entre a mãe e o bebê. Assim, cantar, murmurar ou assobiar fornecem elementos sonoros e também afetivos, através da intensidade do som, inflexão da voz, contato de olho, entonação e contato corporal, que serão extremamente  importantes para o desenvolvimento do bebê no sentido auditivo, lingüístico, emocional e cognitivo.
        A música vai além do que conseguimos ouvir. Quando inserida na rotina das crianças e dos adolescentes, as canções contribuem para o desenvolvimento neurológico, afetivo e motor da criança. Ela colabora também para a memorização do vocabulário, a criança se sente estimulada para aprender o significado e pronunciar novas palavras.
       Ouvir música não é uma ativadade para ser forçada e sim ser feita com prazer.

Nenhum comentário: